O Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) organiza, a partir de Agosto, um Ciclo de Palestras alusivo às comemorações dos 20 anos da Educação à Distância (EaD) na na Universidade Pedagógica de Maputo.
O evento reunirá cientistas e personalidades nacionais e internacionais, que irão partilhar experiências e reflexões sobre os desafios e perspectivas da EaD, tendo como eixo central o papel da Inteligência Artificial (IA) na transformação da educação.
Segundo a organização, o objectivo é analisar o estágio actual da Educação à Distância em Moçambique e no mundo, destacando como a IA pode alavancar processos de ensino e aprendizagem, personalizar experiências e contribuir para a qualidade e acessibilidade da formação.
O ciclo de palestras terá como tema central:
“Estágio actual da EaD em Moçambique e no Mundo: Desafios e Perspectivas num Contexto da Inteligência Artificial”, sendo abordados subtemas como:
- Uso de Tecnologias Emergentes na Educação à Distância;
- Adoção da IA em plataformas virtuais para personalização da aprendizagem;
- Impacto da IA na avaliação em ambientes virtuais;
- Educação à Distância como estratégia de formação para todos;
- A IA como ferramenta complementar no design instrucional.
Calendário das palestras
- 22 de Agosto de 2025 – Uso de Tecnologias Emergentes na Educação à Distância.
- 10 de Setembro de 2025 – Impacto da Inteligência Artificial na Avaliação de Aprendizagem em Ambientes Virtuais.
- 12 de Setembro de 2025 – Adoção da Inteligência Artificial em Plataformas Virtuais para Personalização da Aprendizagem e Tutoria Inteligente.
- 08 de Outubro de 2025 – Mesa Redonda: Educação à Distância como Estratégia de Formação para Todos.
- 09 de Outubro de 2025 – A IA como Ferramenta Complementar no Design Instrucional.
Com este ciclo de debates, a UP-Maputo pretende celebrar o percurso da Educação à Distância, reflectir sobre o presente e apontar caminhos para o futuro, num contexto em que a Inteligência Artificial assume um papel cada vez mais relevante na educação global.
